Crescimento Guiado - Guided Growth Surgery


Ter as pernas tortas durante a infância pode ser normal dependendo da idade e da angulação. Porém, em alguns casos, há uma alteração no crescimento ósseo causada por doenças diversas, o que implica em deformidade persistente e progressiva. Nestes casos é importante uma avaliação ortopédica e diagnóstico preciso para tratamento adequado de cada caso. (Saiba mais em “Meu filho tem pernas tortas!”)

Raio X Fise de crescimento Fêmur Distal e Tíbia Proximal.
Raio X Fise de crescimento Fêmur Distal e Tíbia Proximal.

Os ossos de crianças e adolescentes estão em constante crescimento. O osso cresce em comprimento através da produção de osso na FISE DE CRESCIMENTO. A fise é uma placa cartilaginosa que contém células germinativas especializadas na produção de osso novo.


Aproveitando-se deste potencial de crescimento da placa fisária, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, chamada CRESCIMENTO GUIADO (GUIDED GROWTH), permite a condução do crescimento do osso.


Esta técnica assemelha-se à condução do crescimento de uma árvore, ou um galho de bonsai. Com ela podemos corrigir deformidades angulares, Varo e Valgo (saiba mais sobre a diferença entre joelhos Varo e Valgo aqui) , e também corrigir diferenças de comprimento dos membros.


Isto é possível através da instalação de pequenas placas em forma de 8 que funcionam como “freios” da produção óssea.


Imagem exemplifica como fica a placa colocada como guia na Fise de crescimento.
Exemplo de placa implantada. Imagem retirada de orthofix.com

A correção se dá de forma progressiva, na medida em que o osso cresce, a placa atua bloqueando temporariamente o crescimento daquele local permitindo o alinhamento progressivo do membro.


O Crescimento Guiado permite a correção de deformidades em esqueletos imaturos aproveitando o próprio crescimento do osso, sem a necessidade de cirurgias mais invasivas, como osteotomias e implantes maiores.


Nas imagens abaixo é possível observar à esquerda, no Raio X que antecede o tratamento, a diferença de comprimento entre o fêmur esquerdo e o fêmur direito. Já na imagem à direita, no Raio X pós tratamento, o alinhamento do comprimento dos fêmures.




Não fique com dúvidas sobre a saúde de seus filhos, procure sempre um médico ortopedista especialista.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square