Meu filho tem as pernas tortas!


<b>“Meu filho tem as pernas tortas!”</b>

Essa é a queixa de muitos pais ao levarem seus filhos ao consultório ortopédico.

Durante o crescimento esquelético, as crianças apresentam alterações no alinhamento dos membros inferiores. Do nascimento até os 2 anos, os membros inferiores se apresentam em varo (arqueadas para dentro), em torno dos três anos é o oposto, em valgo (arqueadas para fora). É neste momento que surgem as maiores dúvidas e insegurança dos pais. Entre os 6 e 8 anos, os membros inferiores encontram-se alinhados. (Fonte: Tachdjian 5ed pag 928 cap 24)

Esse comportamento natural pode sofrer algumas mudanças causadas por diversos distúrbios do crescimento. Há várias doenças que podem causar deformidades nos membros inferiores: raquitismo, acondroplasia, doença de Blount, doença de Paget, ostegênese imperfeita, tumores ósseos, sequelas de fratura ou até infecção óssea. É importante que a criança seja avaliada por profissional habilitado para excluir qualquer patologia em curso e orientar tratamento adequado.

Outra queixa muito comum dos pais é a criança andar com os pés para dentro e cair com frequência. A marcha em rotação interna tem algumas causas dependendo da idade de aparecimento. Entretanto, o mais frequente é entre os 3 a 6 anos de idade e é causado por uma alteração na posição do colo do fêmur. Esta alteração está diretamente relacionada com a forma de sentar da criança. Quando a criança senta em "W" ou "semi W", há uma tendência a desviar o colo femoral para frente, o que causa uma alteração torsional nesta parte do fêmur implicando em rotação interna de todo o membro: joelho, perna e pés. Como todo o membro está rodado a criança tem dificuldade de correr, caindo com facilidade.

Para evitar esta deformidade é imperativo que os pais, professores e cuidadores corrijam a posição de sentar da criança. Apesar de criança se sentir mais segura e estável ao sentar em W, esta posição é muito prejudicial ao quadril e precisa ser evitada. Todas as outras formas de sentar não causam nenhum problema nos membros inferiores, a criança pode sentar com as pernas esticadas ou dobradas entre si, como “índio”.

Não fique com dúvidas quanto ao bem estar do seu filho, leve-o para ser avaliado por um ortopedista e garanta um desenvolvimento saudável para ele.


Posição de sentar em W

Posição de sentar em "W"


Rotação interna de todo o membro - joelho, perna e pé -

causada pela alteração torsional do colo do fêmur.

#criançapernastortas #joelhotorto #joelhoparadentro #joelhoparafora #desenvolvimentoesqueléticoinfantil

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square